conecte-se conosco


Política e Governo

Governo entrega Selo Social a empresas parceiras da ressocialização

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça (Sejus), realizou, nesta segunda-feira (13), a entrega do Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”, durante cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. Na ocasião, foram homenageadas 74 empresas e instituições parceiras que absorvem mão de obra de presos e egressos do sistema prisional. O evento teve a participação do governador do Estado, Renato Casagrande.


O Selo Social estimula o setor produtivo a absorver a mão de obra da pessoa presa e egressa das unidades prisionais, de modo a ampliar a profissionalização e a preparar para o mundo do trabalho. Atualmente, 249 empresas e instituições são parceiras da Secretaria da Justiça e empregam 4.530 presos, tanto dentro quanto fora dos presídios do Espírito Santo. O selo é concedido anualmente pela Sejus às empresas que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Decreto Nº. 2.609-R, de 21 outubro de 2010. Neste ano, a cerimônia contempla os ciclos 2020 e 2021, adiados em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). 

“A entrega desse selo para as empresas que dão oportunidade para os internos e internas é um sinal da maturidade da nossa sociedade. O trabalho é o que oferece dignidade às pessoas. Temos que trabalhar muito para capacitar as pessoas com oportunidades de trabalho. Com a sequência nas políticas públicas na área da segurança pública, seremos um dos estados menos violentos do País e assim teremos menos crimes, menos internos e mais gente estudando e trabalhando”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Justiça, Marcello Paiva de Mello, destacou a importância da parceria com diversas instituições para a ressocialização de detentos. “A eficiência na gestão prisional requer um trabalho que une investimentos, estratégia, organização, técnica e preparo para que ainda dentro da prisão seja possível ampliar as oportunidades”, frisou.

Ele salientou que o Programa de Ressocialização investe em educação e na qualificação profissional para que as pessoas egressas das unidades prisionais tenham condições de concorrer no mercado de trabalho e mais motivação para mudar de vida. “Temos atuado de forma permanente para criar diversas oportunidades de reinserção social às pessoas presas. Portanto, a parceria com instituições públicas e privadas é de extrema importância nesse processo”, pontuou Paiva de Mello. 

A cerimônia contou com a apresentação musical do grupo de música “Tocando em Frente”, uma parceria da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV) com a Vara de Execuções Penais de Vila Velha (VEP).

Também estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Edmar Camata (Controle e Transparência), Júnior Abreu (Esportes e Lazer), Ricardo Pessanha (Inovação e Desenvolvimento) e Coronel Aguiar (Casa Militar); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira; o defensor público-geral do Estado, Gilmar Alves Batista; o deputado estadual Luciano Machado; e o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), coronel Douglas Caus.

Leia mais:  Ministério da Saúde libera primeira parcela de quase R$ 5 milhões para hospitais filantrópicos do Espírito Santo

Amigos da Ressocialização

A cerimônia também contou com a entrega de troféus aos “Amigos da Ressocialização”. A homenagem foi entregue à ArcelorMittal, pela parceria na doação de paletes para as marcenarias do sistema prisional e para o Google, que, em 2021, iniciou a oferta de cursos na área de tecnologia da informação nas penitenciárias capixabas.

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) também foi homenageada pela oferta de cursos de qualificação profissional para pessoas privadas de liberdade, por meio do Programa Qualificar ES e também do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

O presidente da Rede Gazeta, Café Lindenberg, recebeu o troféu “Amigos da Ressocialização” pela importante parceria com a oferta de atividades laborativas aos privados de liberdade e aos egressos.

Ressocialização pelo trabalho

Durante o evento, o egresso do sistema prisional Farly Pogian teve a chance de contar a história dele. Foi durante o cumprimento de pena que aprendeu o ofício de marceneiro. Atualmente, é empresário da área. Abriu a própria marcenaria e atualmente contrata apenados para trabalhar no local.

“Estive recluso por dez anos e, nesse período, tive a chance de abraçar muitas oportunidades. Hoje, tenho uma marcenaria e emprego três internos do regime semiaberto que estiveram comigo na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3. Lá, aprendemos um ofício, escolhemos mudar de vida por meio de uma profissão. Empresários que aceitam participar do Programa de Ressocialização também acreditam na mudança e isso só é possível quando há oportunidades”, disse Farly Pogian.

O empresário Eros Nicco Guimarães, da empresa Proteus Embalagens Eirelli, comentou que há dez anos é parceiro da Secretaria da Justiça para a oferta de trabalho às pessoas privadas de liberdade, em São Mateus.

“Gerar oportunidades aos apenados tem sido uma experiência muito rica. No início foi muito desafiador, tivemos medo, mas hoje reafirmamos a importância de criar oportunidades para a ressocialização. Já ofertamos chance de trabalho a cerca de 500 apenados e produzimos, com eles, mais de 60 milhões de embalagens”, contou.

Homenageadas no Ciclo 2020:

1          AMF SERVIÇOS E COMÉRCIO DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO LTDA

2          DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

3          HENRIQUE JOSE DA MOTA NETO – ME

4          HOSPITAL PEDRO FONTES – HPF

5          LBRX TELECOM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

6          LOCARES LOCAÇÕES LTDA 

7          MARTINS & MARTINS INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS DE LIMPEZA LIMITADA – ME

8          MÓVEIS RONIPA LTDA

9          PIMPOLHO PRODUTOS INFANTIS LTDA

10       POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

11       RIMO S.A – INDÚSTRIA E COMÉRCIO

12       S&A SERVIÇOS E OBRAS LTDA

Leia mais:  CNH Social: inscrições abertas para 2.500 vagas com vistas ao mercado de trabalho

13       SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESA

14       SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – SECTIDES

15       SPE EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO PORTO LAGOA 1 LTDA

16       TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

17       VALE DO MOXUARA TURISMO RURAL LTDA – ME

 

Homenageadas no Ciclo 2021:

18       CASA DO SERRALHEIRO LTDA ME

19       COOPERATIVA AGRÁRIA DOS CAFEICULTORES DE SÃO GABRIEL – COOABRIEL

20       EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO MATA ATLÂNTICA SPE LTDA

21       FÁBIO ZANOTTI

22       GECAP MINERAIS E METÁLICOS EIRELI

23       GROUNT SERVIÇOS EIRELI ME

24       HIMALAIA REFRIGERAÇÃO E CONSERVAÇÃO EIRELI

25       IMOPEL MÓVEIS E MOLDURAS LTDA

26       LINEAR CONSTRUÇÕES LTDA EPP

27       PNEUVIX AMBIENTAL E INDÚSTRIA LTDA

28       RE-CICLA VALORIZAÇÃO DE RESÍDUOS LTDA

29       TOMATES MALAVASI COMÉRCIO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS LTDA

30       TOTAL TRANSPORTES E SERVIÇOS EIRELI – RIO DOCE FEIJÃO

 

Homenageadas nos Ciclos 2020 e 2021:

31       AB SOLUÇÕES AMBIENTAIS LTDA

32       ACP INDUSTRIA DE MOVEIS LTDA

33       ALIMENTARES REFEIÇÕES LTDA

34       ARQUIVO CONTEMPORÂNEO TECNOLOGIA EM DOCUMENTAÇÃO EIRELI EPP

35       BATISTA LOGÍSTICA LTDA

36       BC ENGENHARIA E ARQUITETURA EIRELI ME

37       BERTOLI CONSTRUÇÕES EIRELI

38       BRITO E CIA LTDA

39       CARBOMIX MINERAIS LTDA

40       CENTRO DE REABILITAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – CREFES

41       CIDADE ENGENHARIA LTDA

42       CM8 EMBALAGENS EIRELI ME

43       COBRA ENGENHARIA LTDA

44       COLATINA AMBIENTAL CENTRO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE COLATINA

45       COOK ALIMENTOS EIRELI

46       DOMART ALIMENTOS LTDA

47       ELIT INDÚSTRIA DE TINTAS E REVESTIMENTOS

48       FRILAV – FRIGORÍFICO LAVAGNOLI LTDA

49       HOSPITAL ESTADUAL DE ATENÇÃO CLÍNICA – HEAC

50       HOSPITAL MATERNIDADE SILVIO AVIDOS

51       INDUSTRIA DE MOVEIS PEROBA LTDA

52       INSTITUTO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DO ES – IASES

53       JOVEM MARTIN ZUCOLOTO

54       LAS PALMAS FRUTICOLA LTDA – DOCEBELA

55       M. T. TEDESCO

56       MAGNATECH IND. COM. DE EMBALAGENS LTDA

57       MARCA CONSTRUTORA E SERVIÇOS LTDA

58       MELHOR ALIMENTAÇÃO LTDA

59       PADARIA PARQUE DAS CASTANHEIRAS LTDA

60       PAGANINI ENGENHARIA LTDA ME

61       POLIPAVI- SANEAMENTO E PISOS LTDA-EPP

62       PRO MEMORIA SERVIÇOS LTDA

63       PROTEUS EMBALAGENS EIRELI EPP

64       EXTRABOM SUPERMERCADOS (REALMAR DISTRIBUIDORA LTDA)

65       SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

66       SECRETARIA DE ESTADO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO – SEP

67       SECRETARIA DE ESTADO DE ESPORTE E LAZER – SESPORT

68       SERV FOOD ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS LTDA

69       SOLUX LAVANDERIA LTDA EPP

70       SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE VITÓRIA-CRE METROPOLITANO

71       UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

72       URESERRA GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS LTDA

73       VALDIR PRANDO

74       WEG LINHARES EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS S/A

publicidade

Política e Governo

Governador entrega reforma de escola e anuncia novos investimentos na Serra

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, nesta sexta-feira (1º), a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, no bairro Feu Rosa, na Serra. Ainda no município, o governador anunciou o repasse de recursos do Fundo Cidades para a realização das obras de macrodrenagem, reabilitação de vias e implantação do binário do bairro Jardim Limoeiro.

As intervenções na tradicional Escola Marinete de Souza Lira foram realizadas em todo bloco pedagógico, além da construção de uma quadra poliesportiva coberta. Com investimento de R$ 9,3 milhões, a reforma e a ampliação contemplaram 16 salas de aula, entre outros espaços educacionais, como salas e laboratórios, além da urbanização da área externa para criação de áreas de vivência para os estudantes. Serão beneficiados 1.430 alunos da unidade.

“Quem conheceu essa escola sabe que construímos um paraíso aqui em Feu Rosa. Falo para toda a comunidade escolar: não deixem de sonhar. Enquanto estivermos no governo, vamos trabalhar para que os sonhos de vocês se tornem realidade. Quando vemos uma escola como essa, ofertando educação de qualidade para todos, sabemos que os resultados estão sendo alcançados. Nosso Ensino Médio é o melhor do Brasil. Tenho alegria em investir na educação. Se tivermos continuidade das políticas públicas, ninguém segura esse Estado”, afirmou o governador.

Na ocasião, foram entregues ainda 40 chromebooks para dois dos laboratórios da unidade escolar. A iniciativa faz parte de uma ação entre a Secretaria da Educação (Sedu) e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que contempla as escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissional no âmbito dos territórios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Ao todo, serão entregues, nessas unidades escolares, 1.700 chromebooks, totalizando um investimento de R$ 3,85 milhões.

Leia mais:  CNH Social: inscrições abertas para 2.500 vagas com vistas ao mercado de trabalho

“O desenvolvimento econômico passa pelo chão de uma escola. Se a escola tiver um ensino forte, vamos ter um município e um Estado forte com emprego e desenvolvimento. A educação é a bandeira de todos, mas na hora de investir na área, não o fazem. Hoje vemos como a educação do nosso Estado e da Serra estão sendo fortalecidas. Se você andar nas escolas privadas deste Estado, não vai ver uma estrutura como esta que está sendo entregue aqui hoje. E foi na Serra, no bairro Feu Rosa, um dos bairros mais estigmatizados, que o governador escolheu para termos a melhor escola do Estado”, declarou o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal.

Mais investimentos

A agenda oficial incluiu o anúncio do repasse de recursos do Fundo Cidades para o Fundo Municipal de Investimentos da Serra. Os recursos serão destinados a execução das obras de macrodrenagem, reabilitação de vias e implantação do Binário de Jardim Limoeiro. Além do bairro, os moradores das regiões de Carapina e Laranjeiras devem ser beneficiados pelas obras. Outros R$ 500 mil serão aplicados na elaboração da carteira de projetos estruturantes.

Leia mais:  Casagrande cobra maior coordenação do governo federal no combate à covid-19

Toda a intervenção será feita na área que envolve as proximidades da Rodovia ES-010 e Avenida Norte-Sul, corredor de transporte coletivo que interconecta 59 bairros, com aproximadamente 224 mil habitantes.  Além de garantir a melhoria no tráfego de veículos, as intervenções vão garantir mais segurança para pedestres e ciclistas, com a implantação de ciclovias. Já as obras de macrodrenagem visam mitigar os problemas de alagamentos e inundações nos períodos de chuva intensa que afetam, em especial, a região de Jardim Limoeiro.

“É um motivo de alegria estar aqui em Jardim Limoeiro para anunciar um investimento significativo quanto este, ajudando o município a realizar uma ação importante para a mobilidade – não apenas para a Serra, mas para toda a Região Metropolitana. Estivemos ontem no Parque das Gaivotas e no início desta semana em Carapina, sempre com entregas. Isso é um sinal que queremos ver a Serra cada vez mais desenvolvida. Estamos fazendo a ampliação da Avenida Abido Saadi, os Contornos de Jacaraípe e Nova Almeida, além de obras em escolas, saúde, esporte e outras áreas. Trabalhar é nossa obrigação, mas o fazemos com muita alegria em poder fazer o bem para as pessoas”, pontuou o governador Renato Casagrande.

Também estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Júnior Abreu (Esportes e Lazer) e Maria Emanuela Pedroso (Economia e Planejamento); os deputados estaduais Alexandre Xambinho, Bruno Lamas e Vandinho Leite; além de vereadores, moradores e lideranças da região.

Continue lendo

Política e Governo

Empresa de papel e celulose anuncia intenção de realizar novos investimentos no Estado

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta quinta-feira (30), de uma reunião por videoconferência com o presidente da Suzano, Walter Schalka, que anunciou a intenção da empresa em construir uma fábrica de papel tissue e conversão no município de Aracruz. O projeto, ainda sujeito à aprovação por parte do Conselho de Administração da companhia, prevê que a unidade terá capacidade para produzir 60 mil toneladas anuais de tissue, produto a ser convertido em papel higiênico e papel toalha.

Atualmente, a Suzano possui uma unidade fabril em Aracruz e outra, em Cachoeiro de Itapemirim. A nova unidade fabril, terceira da empresa, no Espírito Santo, terá investimento inicialmente estimado em cerca de R$ 600 milhões. O projeto deverá levar dois anos até ser concluído. Durante o período das obras, a previsão é de que sejam gerados 300 postos de trabalho. Após o início da produção, cerca de 200 colaboradores e colaboradoras, entre diretos e indiretos, trabalharão na unidade.

Em sua fala, Casagrande destacou a política do Governo do Estado para atração de novos investimentos. “Já estive presente nos investimentos anteriores da Suzano, que é uma empresa que consideramos como estratégica para o Espírito Santo. Temos uma política de uso de crédito de exportação que permite que a empresa faça negociações no mercado, desde que a atividade seja ampliada, gerando emprego e aumento da arrecadação. É muito importante para nós que os empreendedores tenham confiança em vir e permanecer no Espírito Santo. Nossa tarefa é gerar oportunidades aos capixabas”, disse.

Leia mais:  CNH Social: inscrições abertas para 2.500 vagas com vistas ao mercado de trabalho

“Recebemos o anúncio da empresa com satisfação, já que este será o terceiro investimento no Espírito Santo da empresa, que é uma das maiores empresas de celulose do mercado. Este resultado demonstra que o Estado é atrativo e competitivo em função de uma gestão comprometida com o crescimento da economia capixaba. A ampliação de projetos e novos investimentos têm reflexos diretos na geração de oportunidades para os capixabas e na melhoria da qualidade de vida da população”, comentou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha.

De acordo com o presidente da Suzano, a intenção de construção de uma nova fábrica reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Espírito Santo. “No final de 2019, anunciamos investimento de quase R$ 1 bilhão no Estado, incluindo a construção de uma fábrica em Cachoeiro de Itapemirim. A unidade entrou em operação no início de 2021 e agora, menos de um ano e meio depois, anunciamos o plano de viabilizar mais um importante investimento no Espírito Santo”, afirmou Walter Schalka.

Leia mais:  Casagrande cobra maior coordenação do governo federal no combate à covid-19

O projeto em Aracruz está sujeito à verificação de condições precedentes e ainda será submetido à análise do Conselho de Administração da Suzano e das autoridades locais competentes.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana