O muay thai capixaba terá representantes em duas grandes competições nacionais nas próximas semanas. No dia 22 de agosto, as equipes Titans Combat e Magrão Team, da Serra, disputam cinturões em Brasília (DF).
Além da disputa pelos cinturões, os lutadores carregam histórias de dedicação ao esporte. Entre treinos, trabalho e a falta de patrocínio, muitos precisam recorrer a rifas e apoios para conseguir representar o Espírito Santo fora de casa.
Titans disputa oito cinturões em Brasília
A Titans Combat será uma das equipes com maior presença no evento em Brasília. O time participará de oito das nove disputas de cinturões, com atletas das categorias estreante, amador, semiprofissional e profissional.
Para o treinador Washington, presidente da Liga Capixaba de Muay Thai Tradicional, a expectativa é de uma grande campanha.
“Nem se eu pudesse escolher os atletas a dedo teria montado uma equipe melhor. A expectativa é a melhor possível”, afirmou.
Entre os destaques da delegação está Jorge do Nascimento Medeiros, o Dododi, que disputará o cinturão da categoria até 64 Kg.
Funcionário de uma metalúrgica, ele começou no muay thai aos 15 anos e chegou a lavar carros para pagar a mensalidade da academia. Hoje, concilia o trabalho com os treinos e comemora o apoio recebido para viajar.
“Sempre foi tudo na raça. Nunca consegui patrocínio. Agora consegui um apoio para ajudar com hotel e passagem”, contou.
Outro atleta da equipe é Douglas, professor de musculação. Ele iniciou no esporte aos 14 anos por influência do primo e mantém a rotina dividida entre o trabalho e os treinamentos.
“Conciliar as duas profissões tem momentos difíceis, mas consigo lidar com as duas vidas. Estou confiante para o campeonato”, disse.
Magrão Team mira cinturão em Brasília
A Magrão Team também vai representar o Estado no evento marcado para o dia 22 de agosto, em Brasília.
O treinador e lutador Alef Magrão disputará o cinturão profissional da categoria até 81 kg. A competição representa mais um passo importante na carreira e também uma oportunidade de mostrar a força do muay thai capixaba.
“As viagens são praticamente todas pagas pelos próprios atletas. Muitas vezes fazemos rifas para conseguir competir”, afirmou ao destacar a dificuldade para manter o calendário de competições.
Alef Magrão. (Foto: Divulgação).
A equipe contará ainda com Raphael, profissional de Educação Física que voltou aos treinos depois de um período afastado por causa do trabalho. “Estou treinando bastante e com expectativa de fazer uma boa luta”, afirmou.
Projeto social ajuda atletas a competir
Fora do ringue, a preparação também passa pela busca por recursos. A professora Manuela coordena um projeto social gratuito de muay thai na Ufes e organiza uma camanha para ajudar a custear a viagem da equipe para Minas Gerais.
Até o momento, foi possível pagar apenas as inscrições dos atletas. Agora, o grupo busca patrocinadores para cobrir despesas com transporte e hospedagem.
Mesmo com as dificuldades, as duas equipes estão confiantes para representar o Espírito Santo e buscar cinturões em dois dos principais eventos nacionais de muay thai nas próximas semanas.
Atleta patrocinada pela ArcelorMittal Unidade Tubarão, Bianca disputará provas nas Maldivas, em Portugal e no Espírito Santo entre agosto e setembro
A atleta capixaba Bianca Simões inicia, neste mês de agosto, um dos períodos mais importantes da temporada 2026. Patrocinada pela ArcelorMittal Unidade Tubarão, ela disputará as quatro etapas finais do Circuito Mundial Feminino de Bodyboarding da IBC (International Bodyboarding Corporation), passando pelas Maldivas, Portugal e Espírito Santo em pouco mais de um mês.
A primeira parada será o Maldives Pro, entre os dias 12 e 21 de agosto, nas Ilhas Maldivas. Em seguida, Bianca segue para Portugal, onde compete na Miss Quebramar Cup, em Aveiro, de 26 a 28 de agosto, e no tradicional Sintra Bodyboard Pro Fest, de 1º a 6 de setembro. A temporada internacional será encerrada no Brasil, com o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2026, entre os dias 10 e 20 de setembro, na Praia do Solemar, em Jacaraípe, Serra (ES), etapa decisiva do Mundial Feminino.
A maratona de competições reunirá algumas das principais atletas da modalidade e será determinante para a definição do ranking mundial. Além do desafio técnico dentro d’água, o calendário exige preparo físico, concentração e capacidade de adaptação a diferentes condições de mar em um curto intervalo de tempo.
“Estou muito animada para essa sequência de competições. Será um período intenso, com etapas em países diferentes e características de ondas bem distintas. Venho me preparando para aproveitar cada oportunidade, evoluir a cada bateria e representar da melhor forma o Espírito Santo, o Brasil e todos que acreditam no meu trabalho”, afirma Bianca.
O encerramento do circuito terá um significado especial para a atleta. Depois de competir no exterior, ela voltará a surfar diante da torcida capixaba, na etapa de Jacaraípe. O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro volta a receber a decisão do Circuito Mundial Feminino, reunindo atletas de diversos países e consolidando o Espírito Santo como uma das principais referências da modalidade no cenário internacional.
Temporada de bons resultados
Bianca chega ao circuito mundial embalada por importantes conquistas em 2026. Em maio, conquistou a medalha de ouro no bodyboard feminino dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs Praia), realizados em Guarapari, garantindo o primeiro ouro do Espírito Santo na modalidade durante a competição e representando a Multivix. Além do título universitário, a atleta mantém presença constante nas principais competições nacionais e internacionais da modalidade e agora busca somar pontos importantes nas quatro etapas finais do Circuito Mundial Feminino para fechar a temporada entre os destaques do bodyboarding internacional.
Neymar voltou a mexer com os bastidores do futebol ao afirmar que pode pendurar as chuteiras no fim deste ano. A revelação foi feita pelo craque na noite de segunda-feira (3), durante o leilão beneficente do Instituto Projeto Neymar Jr., em São Paulo (SP).
Primeiro, o atacante do Santos reafirmou sua permanência no clube paulista até o final de 2026, quando encerra o seu contrato.
No entanto, ao falar sobre os planos futuros, Neymar, de 34 anos, deixou no ar a possibilidade da aposentadoria.
Não penso em parar e não sei até quando eu vou. Tenho contrato até dezembro com o Santos, pretendo cumpri-lo e honrar a camisa do Santos da melhor maneira possível. E, depois, vou pensar quando acabar o contrato. Se continuo no Santos, se saio, se vou embora, se paro de jogar ou se continuo”
Neymar
Fim de ciclo na Seleção Brasileira
Depois da disputa da Copa do Mundo de 2026, Neymar avisou o ciclo dele pela Seleção Brasileira chegou ao fim.
Foram quatro Copas do Mundo, sendo que no último Mundial ele disputou apenas duas partidas, entrando no segundo tempo em ambas.
Pelo Santos, foram três partidas após a Copa do Mundo. Na temporada, o craque fez oito gols e disputou 18 jogos.
“Realmente não sei o que vou fazer. Tem chão até dezembro, vamos jogo a jogo, estou me sentindo bem fisicamente, cada vez mais, e é isso que importa. Amanhã temos um jogo importante”, finalizou Neymar, citando o jogo desta terça-feira contra o Remo pela rodada de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.