conecte-se conosco


Entretenimento

Maior evento de artesanato do ES, ArteSanto reúne 500 expositores de 10 estados de 5 a 13 de setembro na Praça do Papa

Publicado

Quem gosta de garimpar peças únicas, descobrir novas artes, conhecer tradições populares e, de quebra, encontrar aquele presente que não aparece em qualquer loja já pode reservar espaço na agenda. De 5 a 13 de setembro, com entrada gratuita, a Praça do Papa, em Vitória, recebe a 14ª edição da ArteSanto – Feira Nacional do Artesanato, reunindo artesãos e expositores de diferentes regiões do Brasil em uma celebração da criatividade, da cultura e da economia criativa. Neste ano, o tema Boi Pintadinho e suas diferentes interpretações artísticas dá o tom da programação, que reúne artesanato, exposições, concursos, música e manifestações da cultura popular.
 
Com cerca de 500 expositores distribuídos em mais de cinco mil metros quadrados, a feira reúne trabalhos vindos de diferentes estados, como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Alagoas, Maranhão, Ceará, Sergipe, Bahia e Pernambuco, além da presença de obras de artesãos capixabas. A variedade promete ser um dos grandes atrativos: cerâmica, tecidos, metais, pedras, conchas e materiais marinhos, materiais reciclados e sintéticos, papel, fibras naturais, couro, além da tradicional panela de barro, do Congo e do artesanato indígena.
No espaço, o público encontrará joias, roupas, bolsas, móveis, objetos de decoração, redes, vasos e uma infinidade de peças produzidas por diferentes técnicas e com identidades que atravessam o país.
Segundo a organizadora da feira, Sonia Iamonde, a proposta é reunir em um único lugar produtos que carregam não apenas beleza e funcionalidade, mas também a história e o saber de quem os produz.
“É uma ótima oportunidade para encontrar itens para uso pessoal, peças de decoração para a casa e o escritório ou presentes diferentes. Além da variedade, temos produtos de qualidade e com preços acessíveis, reunindo em um só lugar diferentes técnicas e tradições de várias regiões do Brasil. Cada peça de artesanato é única e carrega o valor, a identidade e a dedicação de quem a produz”, afirma.
O boi vira arte
A cada edição, a ArteSanto escolhe um tema cultural para conduzir parte da programação. Em 2026, os holofotes se voltam para uma das manifestações mais tradicionais da cultura popular capixaba: o Boi Pintadinho e suas diversas interpretações artísticas.
O tema estará presente em uma exposição imersiva dedicada à cultura dos bois do Espírito Santo, que também apresentará as vestimentas produzidas especialmente para os concursos realizados pela feira. O conteúdo da exposição é desenvolvido pela historiadora Patrícia Merlo, que pesquisa e apresenta ao público os elementos e as histórias relacionados a essa importante manifestação da cultura popular do Estado.
A mostra propõe um percurso pela diversidade das tradições do boi no Estado, conectando diferentes territórios e manifestações em uma narrativa que passa pelo Reis de Boi, no Litoral Norte; pelo Boi Janeiro e Juruba, nas regiões Central e Noroeste; e pelo Boi Pintadinho, no Sul. 
O conteúdo histórico é apresentado em 10 totens temáticos, que reúnem peças de diferentes materiais e técnicas artesanais, muitas delas produzidas por artesãos participantes da própria feira. Cada conjunto é acompanhado por informações sobre a manifestação cultural representada, criando uma experiência que permite ao visitante conhecer as histórias por trás dos bois e, ao mesmo tempo, observar como os saberes e materiais da cultura popular se transformam em artesanato.
Segundo Patrícia, a proposta é aproximar tradição e criação contemporânea, fazendo da exposição um ponto de encontro entre memória, cultura e o fazer artesanal capixaba.
A ArteSanto é uma realização do Instituto Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (INDES), com organização da Iamonde Design de Eventos e apoio do Sebrae, da Aderes e do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento.

Leia mais:  Piano Performance é atração do Som na Sexta de junho
publicidade

Entretenimento

Morre a atriz Glória Menezes, aos 91 anos, no Rio de Janeiro

Publicado

A atriz Glória Menezes morreu nesta terça-feira (18), aos 91 anos de idade, no Rio de Janeiro. De acordo com a família, a artista faleceu em casa, mas a causa da morte não foi divulgada. O último trabalho da atriz foi na novela Totalmente Demais, em 2016.

Glória iniciou a carreira no teatro estudantil na Universidade de São Paulo e pouco tempo depois estrou na televisão. Em 1959 ela atuou em Um lugar ao sol, na TV Tupi. Na Globo, o primeiro trabalhou ocorreu em 1967, em Sangue de areia. Ao todo, foram mais de 40 novelas na longeva carreira da atriz. Além disso, Glória atuou também em quatro filmes entre 1964 e 1973.

A atriz formou o casal mais famoso da televisão brasileira ao lado de Tarcísio Meira. O primeiro trabalho juntos foi 2-5499 Ocupado, exibida em 1963 pela extinta TV Excelsior. Na estreia pela TV Globo, a dupla também dividiu o set de gravação.

Ao todo o casal contracenou em 12 novelas, além de minisséries e peças de teatro. A dupla também atuou e deu nome ao seriado Tarcísio & Glória, em 1988, na emissora do Rio de Janeiro. A produção, apesar de levar o nome dos atores, não era uma autobiografia.

Leia mais:  Alexandre Correa afirma que pode ser preso nos próximos dias e critica ex-esposa, Ana Hickmann

Mais cedo, também nesta terça-feira, outra atriz veterana faleceu. Laura Cardoso morreu em casa, aos 98 anos, por causas naturais.

Continue lendo

Entretenimento

Morre, aos 98 anos, a atriz Laura Cardoso, nome histórico da TV

Publicado

Laura acompanhou de perto a transformação da dramaturgia brasileira do rádio para a televisão

 

Morreu, aos 98 anos, a atriz Laura Cardoso, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira. A morte foi anunciada em seu perfil oficial no Instagram na madrugada desta terça-feira (18). De acordo com a filha, Fátima Cardoso, a artista morreu após passar mal em sua residência, no bairro de Sumaré, na Zona Oeste da capital paulista, por volta das 23h20. Laura deixa duas filhas, netas e bisneto.

A publicação que comunicou a morte homenageou a atriz ressaltou a marca deixada por ela na cultura brasileira.

– Nossa grande estrela se despediu de nós. Laura Cardoso estará para sempre em nossos corações. Obrigada por tudo, nossa amada e eterna Laura Cardoso – diz o texto.

 

Laura Cardoso foi a atriz que mais viveu mães na dramaturgia

 

A atriz começou a carreira aos 15 anos e acompanhou de perto a transformação da dramaturgia brasileira, desde os tempos do rádio até a consolidação da televisão. Ao lado de nomes como Lima Duarte, Yara Lins, Lolita Rodrigues e Vida Alves, ajudou a formar uma geração de artistas que fez a transição entre os dois meios.

Leia mais:  Fogo atinge cabelo de backing vocal da banda Limão com Mel durante show

Ao longo da carreira, Laura interpretou dezenas de personagens em novelas, séries, filmes e peças de teatro. Entre seus trabalhos estão Mulheres de AreiaA ViagemPão, Pão, Beijo, Beijo; e Sol Nascente. Seu último trabalho em uma novela foi A Dona do Pedaço, em 2019. Em 2023, aos 95 anos, a atriz ainda falava sobre o futuro profissional sem estabelecer uma despedida da televisão.

– Gosto de estar com a minha gente. Em um estúdio, nada me cansa. Quero morrer trabalhando – disse, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Laura era filha de portugueses e cresceu em uma família ligada às artes. O pai, comerciante e apreciador de teatro, não se opôs à escolha da filha pela profissão, mas a mãe resistiu inicialmente. Na década de 40, segundo a atriz, havia forte preconceito contra mulheres que trabalhavam no teatro. Aos 15 anos, porém, Laura decidiu seguir o caminho que a acompanharia por mais de oito décadas.

Artistas lamentaram a morte da atriz nas redes sociais. Miguel Falabella destacou a amizade construída com Laura ao longo dos anos.

Leia mais:  MPF abre inquérito contra Silvio Santos por pergunta de cunho sexual a criança

– Para mim, era sempre um privilégio estar com ela e assisti-la debruçar-se sobre algumas personagens. Te amo, Laura! Muito mesmo! Até um dia! – escreveu.

Fabiana Karla também lamentou a morte da atriz.

– Não estava preparada para uma despedida assim… Mas infelizmente… Você partiu… – completou.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana