conecte-se conosco


Política e Governo

Mesmo bem votados, não levaram: veja quem ficou sem cadeira na Câmara dos Deputados

Publicado

Lucas Polese (PL) foi o deputado federal mais votado da história do Estado, com 419.735 votos

 

Os candidatos Serginho Vidigal (Pode), Tyago Hoffmann (PSB) e Messias Donato (União) tiveram votação suficiente para figurar entre os dez candidatos mais votados para a Câmara dos Deputados no Espírito Santo, mas ficaram de fora da bancada eleita.

Os três foram prejudicados pelo desempenho das legendas na distribuição das cadeiras. PL, PSB, Republicanos, Podemos, Federação União Progressista e Federação Brasil da Esperança levantaram votos de legenda.

Serginho foi o sétimo candidato mais votado, com 81.162 votos. Na sequência apareceram Manu (PSB), com 69.398 votos, Tyago Hoffmann, com 68.915, e Messias Donato, com 66.236. Apesar da votação individual, Serginho, Tyago e Messias não conquistaram uma das dez vagas destinadas ao Espírito Santo.

Os eleitores capixabas elegeram os dez deputados federais que vão representar o Estado em Brasília pelos próximos quatro anos. Lucas Polese (PL) foi o mais votado, com 419.735 votos.

Leia mais:  Governo investe em tecnologia para escolas da Rede Estadual com distribuição de 20 mil chromebooks

Polese também se tornou o deputado federal mais votado da história do Espírito Santo, superando o recorde anterior, de Amaro Neto (PP), que recebeu 181.813 votos em 2018.

Jack Rocha (PT) foi a segunda candidata mais votada, com 142.187 votos. Em seguida apareceram Dr. Bruno Resende (União), com 110.675, e Gilson Daniel (Pode), com 107.660.

Da Vitoria (PP) foi o quinto mais votado, com 107.466 votos, seguido por Marcelo Santos (União), com 82.365.

A composição das dez cadeiras, porém, não é definida apenas pela votação individual dos candidatos. A distribuição considera também o desempenho dos partidos e federações, incluindo os votos de legenda. Por isso, candidatos com votação expressiva podem ficar fora, enquanto outros, com menos votos, conseguem uma cadeira.

O primeiro turno das Eleições 2026 foi realizado neste domingo (4). Mais de 2,9 milhões de eleitores estavam aptos a votar no Espírito Santo.

publicidade

Política e Governo

Bruno Resende é o terceiro deputado federal mais bem votado do Espírito Santo

Publicado

Com mais de 110 mil votos, Bruno Resende é eleito deputado federal pelo Espírito Santo

Dr. Bruno Resende foi eleito deputado federal pelo Espírito Santo neste domingo (4), em uma vitória que marca a chegada do médico e então deputado estadual à Câmara dos Deputados. Com 110.675 votos, Bruno ficou entre os três candidatos mais votados do Estado.

“A vitória é da saúde no Espírito Santo. São mais de 110 mil votos, e a palavra aqui é gratidão. Gratidão a cada pessoa que caminhou conosco, de Norte a Sul, do Caparaó ao Litoral. Vocês elegeram um defensor da saúde e da dignidade dos capixabas. Levo para Brasília a responsabilidade de representar cada região do nosso Estado”, afirmou Bruno após o resultado.

Na apuração final, com 100% das seções totalizadas, Bruno ficou em terceiro lugar, com 110.675 votos, equivalentes a 5,18% dos votos válidos. O Espírito Santo elegeu dez deputados federais.

A votação representa mais de três vezes a marca alcançada por Bruno em 2022, quando foi eleito deputado estadual com 31.897 votos. Nesta campanha, percorreu praticamente todas as regiões do Estado, em uma agenda que passou pelo Sul, Litoral Sul, Caparaó, Região Serrana, Grande Vitória, Norte e Noroeste.

Leia mais:  Pazolini admite disputar o governo do ES: "Pelos 78 municípios"

Médico radio-oncologista, Bruno nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e foi criado em Mimoso do Sul. Especializado no tratamento do câncer, construiu sua trajetória profissional na área da saúde e continua atuando no Hospital Evangélico de Cachoeiro, onde também exerceu funções de direção.

Na Assembleia Legislativa, onde exerce seu primeiro mandato, teve atuação principalmente na área da saúde, com iniciativas como o Estatuto da Pessoa com Câncer e ações relacionadas ao tratamento oncológico, AVC e doenças cardiovasculares.

Continue lendo

Política e Governo

Casagrande ganha em 39 cidades do ES, Evair em 38 e os dois empatam em uma

Publicado

Renato Casagrande (PSB) e Evair de Melo (Republicanos) foram eleitos para as duas vagas no Senado pelo Espírito Santo neste domingo (4). O ex-governador foi o mais votado 24,70% dos votos, enquanto que o deputado federal recebeu 24,39%.

A disputa pelo posto de candidato mais votado foi feita voto a voto entre os dois e Evair chegou a liderar boa parte da apuração. A vitória de Casagrande foi pela diferença 12.383 votos.

Ao olhar o mapa da votação em cada município, o equilíbrio entre os candidatos fica claro. Casagrande venceu a eleição em 39 cidades, enquanto que Evair ficou em primeiro em 38 municípios. Já na cidade de Divino de São Lourenço, os dois empataram com 1.932 votos, o que representa 28,30%.

 

Casagrande vence em 39 cidades

O ex-governador Renato Casagrande saiu com a vitória em metade dos 78 municípios do Espírito Santo. Na Grande Vitória, o socialista fez valer sua força e venceu em seis das sete cidades.

Guarapari foi o único local da região que ele não venceu. Na “Cidade Saúde”, o candidato do PSB recebeu 22,85% dos votos e ficou em terceiro lugar, sendo desbancado por Maguinha Malta (PL), que obteve 23,73%. Evair de Melo venceu no município com 24,55%.

Leia mais:  Café de Negócios da Assevila reúne candidatos ao Governo nesta quarta-feira (26)

As vitórias de Casagrande se concentraram ainda no Norte e em parte Noroeste e do Sul do Espírito Santo.

 

Evair vence na região Serrana e no Sul do Estado

Na disputa voto a voto pelo posto de mais votado do Senado, o candidato Evair de Melo (Republicanos) venceu em 38 cidades capixabas – uma a menos do que Renato Casagrande.

Os votos de Evair de Melo se concentraram principalmente na região Serrana do Espírito Santo. O candidato também teve vitórias em cidades do Caparaó e em grandes cidades do Norte, como Aracruz e Linhares. Em Colatina, outro importante colégio eleitoral ele também foi o vencedor.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana