conecte-se conosco


Mundo Cristão

Morre aos 66 anos Adauto Lourenço, cientista cristão e professor

Publicado

Adauto J. B. Lourenço ficou conhecido internacionalmente no meio cristão pela defesa do criacionismo, conciliando fé e ciência

O professor e cientista cristão brasileiro Adauto José Boiança Lourenço, de 66 anos, não resistiu às consequências de um infarto, ocorrido na semana passada, e morreu. Adauto se tornou conhecido internacionalmente pela defesa do criacionismo, conciliando fé e ciência. 

A morte foi confirmada pelo pastor, escritor e colunista Renato Vargens, na tarde desta quinta-feira (18), por meio das redes sociais. 

“Acabei de receber a triste notícia do falecimento do querido Adauto Lourenço. Um grande homem de Deus de nosso tempo. Tivemos conversas muito prazerosas em congressos que tivemos juntos. Que Deus console a família”, escreveu em uma publicação. 

Conhecimento acadêmico

Ao longo de sua carreira, o professor Adauto realizou inúmeras palestras e aulas em diversos estados brasileiros, bem como em outros países. 

Segundo informações da editora Fiel, em 1990, o cientista se formou em Física pela Bob Jones University, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Na mesma região, também obteve o mestrado em Física, na Clemson University, no ano de 1994. 

Leia mais:  Papa Francisco e Papa emérito Bento XVI são vacinados contra Covid-19

Durante o mestrado, defendeu a tese “Inelastic Scattering of Helium from Rhodium” (ou Dispersão Inelástica de Hélio a partir de Ródio, em tradução livre). 

Também realizou pesquisas no Max Planck Institut für Strömungsfurchung (ou Instituto Max Planck para Dinâmica e Auto-Organização) em Göttingen, na Alemanha, juntamente com ou Doutores J. R. Manson e  J. P. Toenies, em 1992. 

De 1990 a 1993, suas pesquisas foram concentradas também no Oak Ridge National Laboratory ( ou “Laboratório Nacional de Oak Ridge”), no Tennessee, Estados Unidos, com os Doutores R. J. Warmack e T. L. Ferrell. 

Já de 2003 a 2005, coordenou, juntamente com o engenheiro Ary Biazotto Corte Jr., uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), acerca do equipamento OX-FREE, de anticorrosão. 

Na literatura, Adauto foi autor de obras renomadas como “A Igreja e o Criacionismo”, “Como tudo começou: uma introdução ao Criacionismo”, e “Gênesis 1 & 2”. 

publicidade

Mundo Cristão

‘É hora de voltar para Deus’, diz Cuba Gooding Jr. após ser impacto por novo filme

Publicado

O ator Cuba Gooding Jr. revelou que o papel interpretado em um novo filme sobre a conversão de um traficante de drogas o constrangeu e o fez voltar às origens. O Pelotão de Fuzilamento é um longa-metragem dirigido por um diretor cristão e tem a mensagem do Evangelho como ponto central.

Cuba Gooding Jr., 56 anos, coleciona papeis marcantes em diversos filmes, incluindo a interpretação de Rod Tidwell em Jerry Maguire, que rendeu a ele um Oscar. Mas agora, com sua carreira já consolidada, o ator revelou ter ficado comovido com a história que seu novo filme conta:

“Depois de passar pela pandemia e por todas as guerras pelas quais estamos passando, é hora de voltar para Deus. Recebi o roteiro deste filme e me atingiu com tanta força que esses homens não tinham nada pelo que viver, mas encontraram fé nos momentos mais sombrios de suas vidas, em uma cela de prisão. Eles foram capazes de enfrentar o inevitável com dignidade e orgulho”, comentou o ator.

O Pelotão de Fuzilamento conta também com o ator cristão Kevin Sorbo, e foi dirigido pelo cineasta cristão Tim Chey. O roteiro é baseado na história real de três homens condenados à morte.

O filme narra os momentos que levaram esses condenados à morte, com uma série de acontecimentos inesperados revelando o profundo impacto da fé e a sua capacidade de oferecer esperança em momentos sombrios.

Interpretando Samuel Wilson, um presidiário que está prestes a ser executado, o ator afirmou que viu no roteiro uma oportunidade de levar ao mundo uma “história de redenção e fé em um momento realmente crucial”.

“Eu simplesmente chorei”, disse ele sobre o momento que leu o roteiro e decidiu aceitar o papel. Outro fator foi a certeza que o público cristão apreciaria a produção: “Muitos filmes que você vê hoje vão para sites de streaming, e o público que vai ao cinema fica em casa. Fomos acostumados durante a pandemia e agora temos medo de voltar aos cinemas. Mas qual é o público nunca vacilou? A congregação. Eles vão à igreja todos os domingos, faça chuva, granizo, faça sol”.

“E aqui temos um filme, como Som da Liberdade, como esses outros filmes baseados na fé que dizem: ‘veja a sua história nos cinemas’, e eles [cristãos] estão comparecendo. Estamos tendo essas exibições e as pessoas vêm como loucas porque esse é o último público real disponível para ir ao cinema”, destacou, em entrevista ao portal The Christian Post.

Filho pródigo

A jornada pessoal de Cuba Gooding Jr. reflete os temas de seu último filme. Criado como cristão, ele se afastou da fé durante sua carreira em Hollywood, mas recentemente se rendeu a Cristo.

Leia mais:  Homem vive milagre depois de coração parar de bater por 45 minutos

Anos atrás, o ator admitiu que passou por um “momento sombrio” em sua vida depois que seu pai morreu. Em 2023, acusado de estupro por uma mulher, ele fez um acordo com a suposta vítima antes do julgamento e evitou uma condenação. Em 2020, quando decidiu dar queixa do caso alegadamente ocorrido em 2013, ela pedia US$ 6 milhões em indenização.

“Um dia, eu literalmente acordei e Deus disse: ‘Tudo bem, você está pronto para voltar? Lembra de mim?’ Começo todas as manhãs e vou para a cama todas as noites com a mesma oração: ‘Deus, seja feita a tua vontade. A vontade de Deus seja feita em minha vida’. Muitas vezes estive em situações e cenários que sei que são sombrios. E eu digo ‘não, não sei por que estou aqui e por que estou fazendo o que estou fazendo, mas sei que é a vontade de Deus’. E toda vez eu saio do outro lado, ainda mais forte”.

Ao final da entrevista, Cuba disse que O Pelotão de Fuzilamento reacendeu seu desejo de impactar positivamente a sociedade e, segundo ele, marca uma direção que prioriza uma mensagem inspiradora: “Todos os dias, tenho uma lista de orações que faço, não apenas por indivíduos, mas por grupos de pessoas. E acho que o que este filme fez realmente despertou essa atenção para a sociedade e como minha jornada pode ter um impacto positivo para muitas pessoas.”

Leia mais:  Joe Biden pode “punir” médicos cristãos que não realizam cirurgia transgênero, nos EUA

A estreia de O Pelotão de Fuzilamento nos cinemas dos EUA está prevista para agosto deste ano, mas ainda sem data definida para o Brasil.

Continue lendo

Mundo Cristão

Cristãos são condenados por distribuir Bíblias na Mongólia

Publicado

Dez cristãos foram condenados pelo Tribunal Distrital de Hohhot Huimin, em 15 de abril, por “operações comerciais ilegais”

Em março, dez cristãos foram presos em Hohhot, capital da Mongólia Interior, acusados de venda ilegal de Bíblias, segundo o Bitter Winter.

A peculiaridade do caso é que as Bíblias haviam sido publicadas legalmente em Nanjing com autorização do governo.

O argumento do promotor foi que a venda de Bíblias por uma igreja doméstica ilegal, não afiliada à Igreja das Três Autonomias controlada pelo governo, é um crime, mesmo que as Bíblias em si sejam “legais”.

Os dez cristãos foram identificados como Wang Honglan, Ji Heying, Zhang Wang, Wang Jiale, Liu Minna, Li Chao, Yang Zhijun, Ji Guolong, Liu Wei e Ban Yanhong.

Wang Honglan é bastante conhecida na comunidade cristã de Hohhot e já passou cinco anos na prisão, além de um ano em um campo de trabalhos forçados. Ela é casada com Ji Heying, também preso.

Leia mais:  Joe Biden pode “punir” médicos cristãos que não realizam cirurgia transgênero, nos EUA

Ban Yanhong foi considerada pelas autoridades como outro membro-chave do grupo.

Todos foram presos em abril de 2021, desencadeando uma batalha judicial.

Objetivo evangelístico

Os cristãos afirmaram que não fizeram as vendas por lucro, já que tiveram prejuízo, pois compraram as Bíblias de uma organização Three-Self em Nanjing por 95% do preço de capa e as venderam por 75% do preço de capa. Seus objetivos eram claramente evangelísticos e não comerciais.

Apesar das alegações apresentadas no Tribunal Distrital de Hohhot Huimin, em 15 de abril eles foram condenados a cinco anos de prisão por “operações comerciais ilegais”.

O julgamento dos outros réus ainda está em curso, mas o tribunal determinou que Wang Honglan, Wang Jiale, Liu Minna e Yang Zhijun deveriam permanecer na prisão.

Li Chao, Ji Heying, Ji Guolong, Liu Wei e Zhang Wang foram libertados sob fiança, mas ainda aguardam julgamento.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana