conecte-se conosco


Entretenimento

Rádio Espírito Santo inaugura sinal em FM

Publicado

27 de setembro de 2023: Um dia histórico para a Comunicação Pública capixaba. A Rádio Espírito Santo, primeira emissora de radiodifusão do Estado, há 83 anos no ar, muda para o espectro FM e passa a operar na frequência modulada 89.1 Megahertz. A mudança foi operada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, que acionou o transmissor instalado no Morro da Fonte Grande. Em seguida, Casagrande seguiu para os estúdios da rádio, onde concedeu uma entrevista já nos primeiros momentos da emissora em FM.

“A Rádio Espírito Santo faz parte da nossa história e da nossa vida. Foi a primeira rádio deste Estado. Hoje é um dia histórico, pois estamos migrando do AM para a FM. O meio Rádio é fundamental para levar informação a todas as pessoas e agora temos uma emissora com muito mais qualidade, na qual as pessoas podem ouvir no seu carro, no celular, no computador.  A comunicação pública é fundamental, pois fortalece a democracia”, comentou o governador Casagrande.

A mudança faz parte do processo de reestruturação da comunicação pública do Estado. “O Governo do Estado sabe da importância da Comunicação Pública para os capixabas e faz uma série de investimentos na reestruturação das emissoras públicas de rádio e TV. São recursos na ordem de R$ 40 milhões que, além de equipar e melhorar a infraestrutura tecnológica das emissoras, contemplam a interiorização do sinal da TVE, a migração da Rádio Espírito Santo para FM e a revitalização do Centro Cultural Carmélia”, afirmou o diretor-presidente da RTV ES, Igor Pontini.

Leia mais:  Após fim do BBB21, Gilberto entrega novo sonho: ‘Ser Presidente do Banco Central’

Ele prosseguiu: “Tudo isso já está em andamento e prova que estamos cumprindo com louvor a missão de promover e divulgar informações, levando educação e conhecimento por meio de diferentes plataformas que valorizam a identidade capixaba, com isenção e transparência, exercendo e incentivando a cidadania.”

Benefícios para o ouvinte

A migração inaugura uma nova época na história da emissora, e é fundamental para o fortalecimento e a ampliação da presença da Rádio Espírito Santo na Região Metropolitana da Grande Vitória, garantindo assim o acesso dos capixabas aos conteúdos produzidos em alta qualidade, seguindo no propósito de levar a melhor programação de música, esporte e notícia, sendo cada vez mais a “Companheira de Todas as Horas” de seu público fiel.

“Estar em FM representa um marco para a radiodifusão do Espírito Santo, pois estamos falando da Rádio Espírito Santo, uma emissora pública, a emissora mais tradicional do Estado, que está cada vez mais moderna. Teremos mais qualidade de som e, além disso, a Rádio poderá ser ouvida em aparelhos celulares sem consumir banda de internet. Boa parte dos celulares já têm FM nativo, e esse é um ganho maravilhoso”, pontuou o diretor da Rádio Espírito Santo, Saul Josias.

Leia mais:  Ator Léo Rosa morre aos 37 anos após luta contra o câncer

Outra vantagem é que a migração para FM abre um leque de possibilidades, já previstas na reestruturação das emissoras públicas dos capixabas. “Em breve, a Rádio Espírito Santo estará apta a realizar festivais de música, fomentando o mercado autoral, valorizando as produções artísticas e estimulando a formação de público. Além disso, poderá produzir conteúdos extras, inclusive em podcasts. Quando o Carmélia estiver pronto, a rádio e a TVE estarão integradas, e tudo isso mantendo a melhor programação de música, esporte e notícias”, adiantou Pontini.

Ao sintonizar a frequência 89,1, o ouvinte terá acesso a música, informação, esporte, cultura, de maneira a aproveitar toda a expertise que a rádio mais tradicional que o Espírito Santo possui, com ainda mais qualidade.

publicidade

Entretenimento

“Cine Zona” une cinema e literatura em sessões itinerantes em Vila Velha

Publicado

A sétima arte e o debate literário vão percorrer alguns bairros de Vila Velha, com o “Cine Zona – clube de cinema e leitura”. Serão sete sessões itinerantes com exibição de curtas e longas-metragens, com curadoria que vai privilegiar produções nacionais e capixabas. Essa é uma ação do projeto Zona Literária, que já realizou duas edições, sempre com apoio da Prefeitura de Vila Velha.
 
A primeira sessão será realizada na Academia de Letras de Vila Velha, na Prainha, no sábado (04), às 16 horas, com a exibição do filme “Brás Cubas”, de Júlio Bressane. A entrada é gratuita e a classificação é 18 anos.  A sessão também vai contar com a participação da escritora Bernadette Lyra que vai falar sobre cinema e literatura.
 
O cineclube ainda vai realizar mais seis sessões, que vão acontecer no Estação Cidadania, em Ilha das Flores; no Cine Por Elas, em Cristóvão Colombo; no Tambor de Congo, na Barra do Jucu, entre outros bairros do município canela-verde.
 
“O nosso objetivo é estimular o debate sobre os encontros entre o cinema e a literatura. A nossa curadoria inclui curtas metragens de realizadores capixabas ou filmes que se inspiram em livros de autores capixabas. Pretendemos promover a divulgação dessas obras, que muitas vezes ficam restritas a pequenos circuitos de distribuição e festivais, e depois se tornam de difícil acesso para outros públicos”, explica a escritora Lívia Corbellari, uma das idealizadoras do projeto.
 
Com sessões gratuitas e que abrangem todas as faixas etárias e classes sociais, o Cine Zona também vai realizar a leitura de trechos dos livros que inspiraram as obras, com debate sobre adaptação de literatura para o cinema. O projeto conta com apoio da Lei Paulo Gustavo por meio da Prefeitura de Vila Velha.
 
Serviço
Cine Zona – clube de cinema e leitura
 
1ª sessão
Filme: “Brás Cubas”, de Júlio Bressane.
Data: sábado – 04/05
Hora: 16horas
Local: Academia de Letras de Vila Velha – Rua Vinte e Três de Maio, 83 – Prainha
Classificação: 18 anosServiço
Cine Zona – clube de cinema e leitura 

Leia mais:  Sindicato repudia desfile da Vai-Vai por 'demonizar a polícia'

1ª sessão 
Filme: “Brás Cubas”, de Júlio Bressane.
Data: 04/05
Hora: 16 horas
Local: Academia de Letras de Vila Velha – Rua Vinte e Três de Maio, 83 – Prainha
Classificação: 18 anos

2ª sessão 
Filme: “Weekend”, de Jean-Luc Godard
Data: 11/05
Hora: 16 horas
Local: Academia de Letras de Vila Velha. R. Vinte e Três de Maio, 83 – Prainha
Classificação: 18 anos 

3ª sessão 
Filmes: Carolina, de Jeferson De (São Paulo) 
Macabéa, de Erly Vieira Jr. (Espírito Santo)  
Tomar Tempo, Coletivo Poesia Inútil (Espírito Santo) 
Data: 28/05
Hora: 14 horas
Local: Estação Cidadania. Rua Paulo Portela, 16 – Ilha das Flores
Classificação: 15 anos 

4ª sessão 
Filmes: Carolina, de Jeferson De (São Paulo) 
Macabéa, de Erly Vieira Jr. (Espírito Santo)  
Tomar Tempo, Coletivo Poesia Inútil (Espírito Santo) 
Data: 03/06
Hora: 14 horas
Local: Espaço Tambor de Congo – Avenida Ana Penha Barcelos, 207 – Barra do Jucu
Classificação: 15 anos

Leia mais:  Recuperação de Kayky Brito é marcada por polêmicas com motorista e Bruno De Luca

Entrada gratuita

Continue lendo

Entretenimento

Claudia Raia deixa Globo após 40 anos e fala sobre novo momento: ‘Mais livre’

Publicado

Ela está estrelando a peça ‘Tarsila, a Brasileira’, ao lado do esposo, Jarbas Homem De Melo

A atriz Claudia Raia, 57 anos, falou durante o programa “TV Fama” sobre sua carreira e o novo momento profissional. Nos palcos com a peça Tarsila, a Brasileira, Raia precisou perder quase 15 kg para interpretar a pintora.”Estou na ativa, faço aula de balé, malho, é um dia a dia bem corrido”, contou. “Me preparei para esse espetáculo”. No bate-papo, ela também revelou o fim do contrato com a Globo, que se encerra após 40 anos, em julho deste ano.

“Tenho muita gratidão por ter ficado lá, por ter formado toda a minha personalidade profissional ali dentro”, declarou. “Tive muitas mãos estendidas a mim e sou realmente muito grata. Agora é hora de fazer outras coisas. Não tenho nenhum projeto de audiovisual, mas temos muitos projetos de teatro e as coisas vão aparecendo”. “Acho bonito também esse meu segundo ato mais livre e que faz parte desse momento que estou vivendo”, completou.

Leia mais:  Leo Dias é condenado a detenção pela Justiça após treta com Tiago Leifert

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana