conecte-se conosco


Política Nacional

Leonardo Avalanche, do PRTB, desiste de disputar a Presidência

Publicado

O candidato do PRTB à Presidência da República, Leonardo Avalanche, anunciou nesta quarta-feira (30) que desistiu de disputar o pleito deste ano. Em uma rede social, ele escreveu que tomou a decisão por motivos “técnicos, jurídicos e pessoais”.

Avalanche, que se colocava como candidato da direita, disse ainda que não vai apoiar nenhum dos nomes que estão na disputa.

– Não manifestarei apoio a nenhum dos candidatos, por entender que nenhum deles nos representa – escreveu.

Leonardo Avalanche entrou na corrida presidencial substituindo Pablo Marçal como candidato do PRTB. Marçal teve a candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu, por unanimidade, indeferir o seu registro.

A corte aceitou o argumento do Ministério Público Eleitoral (MPE) de que Marçal não estava filiado ao PRTB em abril deste ano, quando terminou o prazo da janela partidária para troca de legenda. Até então, ele estava filiado ao União Brasil.

Além disso, Pablo Marçal está inelegível até 2032 por abuso de poder político e econômico durante a campanha para a prefeitura de São Paulo, em 2024.

Leia mais:  STF anula lei que obrigava bancos a fazer prova de vida em domicílio no estado do Rio de Janeiro

publicidade

Política Nacional

Carlos Viana pede prisão de Janones após ataques a Mendonça

Publicado

Nesta quarta-feira (30), o senador Carlos Viana (Podemos-MG) pediu a prisão do deputado federal André Janones (Avante-MG) após declarações do parlamentar contra o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi protocolada e também solicita a retirada de um vídeo publicado por Janones.

Viana afirma que Janones chamou Mendonça de “vagabundo” e fez uma acusação contra o ministro sem apresentar provas. Segundo o senador, o deputado teria afirmado que Mendonça afastou o diretor-geral da Polícia Federal para impedir o andamento de uma investigação.

– A ação está protocolada. Janones chamou o ministro André Mendonça de “vagabundo” e acusou, sem uma única prova, que ele afastou o diretor-geral da PF para travar uma investigação.

O senador também citou o caso do ex-deputado Daniel Silveira, preso em 2021 após publicar um vídeo com ataques a ministros do STF. Para Viana, a situação envolvendo Janones apresenta uma circunstância semelhante.

– Em 2021, Daniel Silveira foi preso em flagrante por causa de um vídeo contra ministros. Janones fez o mesmo, e o vídeo continua no ar – comparou o senador.

Leia mais:  Priscila Costa deixa disputa ao Senado pelo Ceará

Além da prisão, o pedido apresentado por Viana inclui a retirada do vídeo, a abertura de um inquérito e uma representação do próprio Mendonça contra Janones. O senador afirma que essas medidas devem ser analisadas pelas autoridades competentes.

– Pedimos a prisão, a retirada do vídeo, inquérito e que o próprio Mendonça seja chamado para representar contra ele.

Janones tem publicado vídeos nos quais afirmou ter informações sobre supostas mensagens entre Mendonça e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro envolvendo pagamentos. Até o momento, porém, não há mensagem apresentada publicamente em que o ministro peça ou aceite receber dinheiro de Vorcaro.

Nos últimos dias, Janones também publicou vídeos sobre Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nos quais afirmou que benefícios como aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderiam ser cortados ou reduzidos. As afirmações são apresentadas pelo deputado como parte de críticas ao candidato, na tentativa de influenciar nos resultados das eleições.

Em alguns desses conteúdos, Janones aparece ao lado do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). O pedido apresentado por Carlos Viana, porém, tem Janones como único alvo da solicitação de prisão.

Assista:

Leia mais:  Pacheco e Gilmar Mendes têm embate sobre mudanças no Supremo em evento em Paris

 

Continue lendo

Política Nacional

Pavanato pede cassação de Flávio Dino por “interferir na eleição”

Publicado

Nesta terça-feira (29), o vereador de São Paulo, Lucas Pavanato, entrou com uma denúncia no Senado Federal contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). Para o candidato a deputado federal, o magistrado teria cometido crime de responsabilidade por tentar interferir nas eleições.

No documento, Pavanato pede que a Casa apure a atuação do ministro em uma decisão que liberou publicações relacionadas a Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, Dino derrubou uma determinação do ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que barrou as publicações deve uma notícia falsa envolvendo o candidato do PL à Presidência, Flávio Bolsonaro.

O vereador aponta que Dino tomou a decisão “sem distribuição do processo, sem contraditório e sem ouvir o relator do TSE ou os demais envolvidos, além de ter determinado o restabelecimento de outras publicações que haviam sido removidas pelo mesmo fundamento”. Pavanato pede que Dino perca o cargo e fique impedido de exercer função pública por um período de oito anos.

Leia mais:  O senador Marcos do Val requer convocação da esposa de Daniel Vorcaro para depor na CPI do Crime Organizado

De acordo com o candidato a deputado, Dino teria cometido crimes de responsabilidade previstos nos itens 3 e 5 do artigo 39 da Lei nº 1.079/1950: exercício de atividade político-partidária e procedimento incompatível com a honra, dignidade e decoro das funções.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana