Por Paulo Roberto Borges*
A segurança pública é uma das principais preocupações da população brasileira. O aumento da criminalidade e a sensação de insegurança têm impactado diretamente a qualidade de vida da sociedade, tornando o tema uma das maiores demandas dos municípios.
Em São Mateus, o prefeito Marcus Batista (Podemos) tem adotado medidas para fortalecer a segurança pública, investindo na Guarda Civil Municipal e mantendo uma atuação integrada com a Polícia Militar no enfrentamento à criminalidade, com o objetivo de ampliar a proteção da população mateense.
Como parte dessa estratégia, o chefe do Executivo municipal nomeou o coronel da reserva da Polícia Militar, Jefson Coelho Correia, para comandar a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.
O novo secretário possui um currículo marcado por relevantes serviços prestados ao Espírito Santo. São 31 anos dedicados à segurança pública, com ampla experiência em gestão estratégica, planejamento operacional e fortalecimento de políticas voltadas à proteção da população.
Segundo o prefeito Marcus Batista, a nomeação reforça o compromisso da administração municipal com o aprimoramento das ações de prevenção à violência, a integração entre as forças de segurança e a implementação de estratégias voltadas à promoção da ordem pública e do bem-estar da população.
“O fortalecimento da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social é fundamental para coordenar ações de proteção aos cidadãos, promover o ordenamento urbano e ampliar a parceria entre o poder público e as instituições responsáveis pela segurança”, destacou o prefeito.
Marcus Batista acrescentou que a experiência do novo secretário contribuirá para consolidar políticas públicas cada vez mais eficientes, baseadas no planejamento, na inteligência e na atuação integrada entre os diversos órgãos do setor.
Quem é o novo secretário
Com 31 anos de atuação na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Jefson Coelho Correia é graduado em Ciências Policiais, Direito e Administração de Empresas, além de possuir especializações nessas áreas. Ao longo da carreira, exerceu diversas funções operacionais e administrativas, acumulando sólida experiência em gestão, liderança e planejamento estratégico.
Também teve importante atuação na formação de profissionais da segurança pública, exercendo a função de instrutor de Tiro Policial e de disciplinas jurídicas na Academia da Polícia Militar do Espírito Santo.
Foi um dos idealizadores do antigo Grupo de Apoio Operacional (GAO), atualmente denominado Força Tática, sendo responsável pela implantação da primeira equipe da modalidade no Estado e pela expansão do modelo em diversas unidades da corporação.
Durante sete anos, integrou a Assessoria Militar do Governador do Estado, onde adquiriu ampla experiência em gestão estratégica e articulação institucional.
Entre 2021 e 2024, comandou o 13º Batalhão da Polícia Militar, sediado em São Mateus, período em que fortaleceu sua ligação com o município e aprofundou o conhecimento sobre as demandas locais relacionadas à segurança pública.
Sua trajetória na PMES foi concluída no cargo de Controlador-Geral da corporação, encerrando uma carreira marcada pela atuação técnica, operacional e administrativa em diferentes áreas da segurança pública.
- Da Redação / Fonte: PMSM – Comunicação
- Foto: Maikson / PMSM