conecte-se conosco


Política Nacional

Viana aciona MP e delegacia após fala de Lula sobre “toque”

Publicado

Nesta terça-feira (29), o senador e candidato à reeleição Carlos Viana (PSD-MG) disse que acionou a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e o Ministério Público (MP) após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falar que mulheres estão habituadas a “tomar toque” desde pequenas. Durante comício em Belém (PA), na segunda-feira (28), o petista falou sobre exames ginecológicos e defendeu a necessidade de homens fazerem o chamado toque retal.

Viana apontou que “falas têm consequências”. Segundo ele, se o comentário tivesse sido feito por alguém de direita, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, “já teria dado 24 horas para se explicar”.

– Em comício em Belém, diante de milhares de pessoas, ele disse: “As mulheres aprendem a tomar toque desde pequenas.” Desde pequenas. O que Lula quis dizer com isso? Não existe exame de toque em criança. O preventivo começa aos 25 anos. Eles se dizem defensores das mulheres. Mas nós sabemos a verdade. Falas têm consequências. Para todos. Inclusive para quem está no Planalto. Se fosse alguém da direita, Moraes já teria dado 24 horas para se explicar – destacou o senador.

Leia mais:  Magno Malta ameaça Moraes por medidas contra Bolsonaro: "Tenta a sorte"

 

publicidade

Política Nacional

Artigo: O populismo do voto: do Bolsa Família à MP das bets

Publicado

Por Ives Gandra da Silva Martins

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que unificou e ampliou os diversos programas de auxílio criados na gestão de Fernando Henrique Cardoso, de extrema importância para a proteção social, o combate à pobreza e a reinserção no mercado de trabalho; contudo, não da forma como é praticado no Brasil, pois sofreu um profundo desvirtuamento ao se transformar em mero instrumento de manutenção do poder.

A conversão de programas assistenciais em ferramentas de barganha eleitoral consolida a marca do atual governo: a troca do compromisso fiscal pelo populismo desenfreado.

Nesse sentido, quero trazer à reflexão as medidas do governo Lula para alcançar a reeleição, haja vista o aumento do valor do Bolsa Família anunciado a 17 dias das eleições.

No Brasil, o programa se estrutura de modo a não estimular grande parcela dos beneficiários a procurar trabalho ou a deixar de depender do auxílio assistencial. As regras para o recebimento do benefício deveriam ser mais rígidas, com revisões periódicas e a exigência de busca ativa por emprego. Há inúmeras empresas — em setores como a construção civil e o comércio — que oferecem vagas, mas muitos dos eventuais interessados preferem não ter o contrato registrado em carteira para não perder o benefício.

Dados do Cadastro Único, de fevereiro de 2025, indicam que 7 milhões de famílias — 34,1% do total de 20,6 milhões de beneficiários — recebem o Bolsa Família há mais de 10 anos, com maior concentração da dependência de longo prazo no Nordeste (38,8%) e no Norte (33,7%). Em muitas localidades do interior, a subsistência informal combinada ao benefício cria uma acomodação estrutural, na qual a busca pelo emprego formal deixa de ser prioridade. Em suma, essas famílias optam por não trabalhar com carteira assinada, têm sua casa, sua horta, seu galinheiro, não gastam muito e o benefício tornou-se um complemento.

Um programa como o Bolsa Família, destinado àqueles que estão realmente desempregados e condicionado a critérios rígidos — especialmente a exigência de procura ativa de emprego —, é fundamental. Contudo, a distribuição de benefícios sem critérios, utilizada para ganhar eleições, é altamente preocupante.

Leia mais:  PF mira deputado Dal Barreto em sexta fase da Operação Overclean por desvio de emendas

No cenário atual, outro fator crítico é o expressivo endividamento público no presente mandato do governo Lula, que já se aproxima de R$ 1,5 trilhão. A necessidade constante de tomar recursos emprestados no mercado pressiona a taxa de juros e a mantém em níveis elevados para atrair investidores. O resultado dessa dinâmica é perverso: o setor produtivo se desestabiliza, os pedidos de recuperação judicial se multiplicam, grandes empresas encerram suas atividades e o PIB não cresce.

Além disso, surgem diversas outras medidas de cunho eleitoreiro — alvo de duras críticas nos editoriais dos principais jornais do país —, que evidenciam uma total desconexão com a realidade econômica, no exato momento em que as contas públicas se encontram absolutamente estraçalhadas.

Comenta-se amplamente o caráter eleitoreiro das recentes medidas do presidente Lula. Soma-se a isso a preocupante proximidade entre o Executivo e ministros do Supremo Tribunal Federal, o que evidencia relações que descaracterizam a própria função da Corte e geram crescente rejeição ao presidente. Para grande parte da opinião pública, essa articulação busca evitar a apuração aprofundada do escândalo do Banco Master, episódio que, somado às irregularidades no INSS, compromete gravemente a credibilidade do governo.

Aliás, essa foi uma marca de outros governos do PT: o Mensalão, o escândalo da Petrobras e a Lava Jato. Apesar de muitos envolvidos terem obtido reabilitação — mesmo após confessarem crimes e devolverem dinheiro —, vemos agora episódios como o perdão de R$ 1,2 bilhão em juros de acordos. Diante desse histórico, fica evidente que estamos diante de mais um projeto estritamente eleitoreiro.

Tudo isso me entristece muito, porque não discutimos, nestas eleições, ideias para o presente e o futuro. Para se reeleger, o presidente Lula utiliza apenas políticas eleitoreiras e populismo, enquanto o Brasil afunda em uma crise de Poderes, caracterizada pela falta de credibilidade nas instituições.

O eleitor brasileiro terá de decidir entre um presidente que luta por todos os meios para se reeleger e permanecer no poder e os candidatos de oposição que, desprovidos da máquina pública, precisam vencer o debate no campo das ideias. Nesse cenário, despontam quadros com propostas consistentes, como Flávio Bolsonaro, Romeu Zema, Augusto Cury e Ronaldo Caiado — este último com a credibilidade de quem comprovou eficiência administrativa ao obter a reeleição no primeiro turno em Goiás.

Leia mais:  Magno Malta ameaça Moraes por medidas contra Bolsonaro: "Tenta a sorte"

Enfim, é esse o cenário em que nos encontramos: uma conjuntura na qual o presidente Lula recorre a práticas populistas e, a meu ver, demagógicas para assegurar a sua reeleição — como a recente edição da Medida Provisória contra as apostas virtuais (bets), que é apenas mais um exemplo desse oportunismo eleitoral às vésperas do pleito.

É lamentável a realidade de um país em que a população perdeu a confiança nas suas próprias instituições, conforme demonstram recentes pesquisas. Por isso, é perfeitamente compreensível que o ministro André Mendonça — referência de integridade no Supremo Tribunal Federal —, ao embarcar em um avião de carreira, tenha sido aplaudido de pé pelos demais passageiros. Esse gesto sintetiza o anseio de toda a sociedade: o resgate da moralidade na gestão pública.

Queremos voltar a confiar nas instituições. Algo que, infelizmente, não se revela possível no atual cenário. O resgate da moralidade na gestão pública é a única via para devolver a esperança ao país — missão que cabe ao eleitor exigir e resgatar soberanamente nas urnas.

 

Ives Gandra da Silva Martins é professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de S. Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomercio-SP, ex-presidente da Acade mia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

 

 

________________________

Foto: Andreia Tarelow

Continue lendo

Política Nacional

Salles desiste de candidatura ao Senado por São Paulo e declara apoio à chapa Derrite e Prado

Publicado

O anúncio foi feito ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta segunda; candidato do Novo alegou ‘risco de reeleição de Lula’

 

O deputado federal Ricardo Salles (Novo) anunciou a desistência de sua candidatura ao Senado e o apoio à chapa Guilherme Derrite (PP) e André do Prado (PL), que fazem parte do grupo político do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O anúncio foi feito ao lado de Tarcísio e Derrite. Salles afirmou que a desistência foi uma decisão “pessoal” e não de seu partido.

— Estamos diante de um momento muito difícil para o país, um risco enorme de nós continuarmos nesse projeto equivocado que está nos levando para o buraco. Então é importante dar sinais para a sociedade e entender que o momento é tão grave que opiniões diferentes têm que ser deixadas de lado, porque o risco de catástrofe com a reeleição do presidente Lula é grande, e o país não merece isso — falou.

Tarcísio falou que Salles tinha “toda a legitimidade de concorrer”, mas que decidiu “dar um passo ao lado” e isso precisa ser “enaltecido”.

— Esse é um momento de somar, não de dividir. É um momento de vencer as eleições, de ter maioria no Senado, e entender o papel que o Senado vai ter, de moderar, de ter a função de freios e contrapesos. E para isso precisamos ter a melhor representação, seria muito ruim se SP tivesse candidaturas da esquerda chegando ao Senado e a gente precisa se unir em torno daquelas candidaturas que vão poder ser vitoriosas. A gente dá um passo fundamental, que é essa uma abertura de mão com apoio às candidaturas de Guilherme Derrite e André do Prado — falou o governador.

Fora da chapa de Tarcísio, o candidato do Novo vinha fazendo uma campanha como representante da direita “independente”, calcada sobretudo nos ataques a André do Prado, a quem chama de “integrante do Centrão”. Isso porque Salles tentou, por meses, integrar a chapa do governador, mas por decisão do PL, foi Prado o escolhido para disputar o cargo. Em debates e em publicações nas redes sociais, os dois vinham trocando farpas e acusações diretas.

Nesta segunda, o postulante do PL não estava presente, e Salles não citou o nome dele diretamente. Coube a Tarcísio anunciar o apoio à chapa. Esse gesto é relevante para o governador porque as candidaturas de Salles e Prado tinham a tendência de dividir o voto da direita e, com isso, aumentar as chances de eleger uma candidatura da chapa rival.

Salles afirmou que, apesar do alinhamento com Tarcísio na chapa em São Paulo, seguirá apoiando Romeu Zema (Novo) à presidência da República. Entretanto, falou que se Zema quiser desistir para apoiar Flávio Bolsonaro (PL) na disputa nacional, terá seu apoio.

— Se o Zema entender, e acho que há elementos para isso, de que seja possível uma união já no primeiro turno, essa decisão dele terá meu apoio. Se, entretanto, por razões dele próprio, ele entender que deve continuar com a sua candidatura até o final (ele próprio já disse que se isso acontecer ele apoiará o Flávio no segundo turno) estaremos todos em torno do Flávio no segundo turno — falou.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana